DIA MUNDIAL DO DADOR DE SANGUE 2022

(Comunicado da FAS-Portugal)


É uma obrigação para todos nós reconhecermos a grandiosa prestação dos Dadores Benévolos de Sangue em todo o mundo. Este dia Mundial do Dador de Sangue, é o dia simbólico para comemorar e enaltecer os feitos maravilhosos e indispensáveis de todos os Dadores e Dadoras.
Cada vida que se salva, cada pessoa que vive melhor em resultado da dádiva de sangue, é uma grande vitória destes heróis, que de forma altruísta doam sem querer nada em troca e sem saber para quem. É esta a grande universalidade do Dador de Sangue.
Este, é também o dia para falarmos do futuro da dádiva; e como sabemos que há progressos no aproveitamento do plasma, é importante salientar que o investimento em equipamentos para a aférese é fundamental para garantirmos mais quantidade de plasma para fracionamento.
Esta necessidade acentua-se com a visível diminuição atual do exército de dadores e a previsível cessação de dádivas de uma grande parte de dadores que dentro de pouco tempo vão atingir os 65 anos.
Precisamos de angariar novos dadores para receberem o testemunho dos que vão saindo. Mas, também sabemos que para tal, são necessárias medidas, como condições, apoios e garantias, inclusive legais.
Todos nós, temos responsabilidades nesta área, mormente os nossos governantes. Assim, temos de atuar já, sob o risco de regressarmos ao tempo em que morriam pessoas por falta de sangue, ou que se procurassem pessoas para repor o sangue utilizado.
Hoje, as reservas têm sido mantidas graças à generosidade dos Dadores; os nossos doentes, em especial na oncologia, têm usufruído dos derivados do sangue para os seus tratamentos e queremos que esta condição se mantenha. Mas para isso, precisamos de mais Dadores, fidelizados, sobretudo jovens e, para tal, o movimento associativo e o IPST, IP, têm de continuar o seu trabalho, unidos na mesma causa, que é a dádiva de sangue.

Um Grande bem-haja a todos os Dadores!

Leave a Reply