Tomar, 21 de agosto de 2021

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Hospital de Tomar realizou uma caminhada pelas ruas da cidade na tarde do último sábado.

Esta ação em circuito urbano, designada de edição zero e reservada a elementos dos Corpos Sociais e alguns colaboradores habituais, é um projeto inserido no Plano de Atividades para o ano corrente, visando dois objetivos essenciais:

  1. Chamar a atenção para a necessidade da dádiva de sangue e a inscrição como potencial dador de medula óssea;
  2. A prática de exercício físico como um dos fatores importante nos hábitos de vida saudável e um elemento relevante no bom estado de saúde individual, necessário a todos nós e imprescindível ao dador de sangue.

Foram dezassete pessoas que se disponibilizaram, numa tarde bem solarenga na nossa cidade de Tomar, para se “fazerem notar” pelas ruas citadinas, partindo da avenida em frente ao nosso Hospital Nª Sra. da Graça, passando pela Alameda, Mouchão, Rua Silva Magalhães, Corredoura, Levada, Várzea Grande, Ponte do Flecheiro, Nabância e regresso ao local de partida para um merecido lanche na venda ambulante aí localizada.

Foi uma ação considerada relevante e onde os objetivos foram alcançados.

Depois de todos os participantes se equiparem a preceito, com t-shirt específica para o projeto, logo no início se assiste à paragem de um carro em plena avenida a indagar qual a “manifestação” em curso! E foi-se interagindo com as pessoas, com informação verbal espontânea e distribuindo pequenos brindes de suporte.

A associação vai agora divulgar o projeto, o seu regulamento e termo de responsabilidade para nele se participar, esperando uma grande adesão das pessoas, pois cada um dos futuros participantes será um embaixador da dádiva, contribuindo deste modo para que o sangue e seus derivados não faltem a quem deles precisa e que um transplante de medula se torne um procedimento mais facilitado por uma maior disponibilidade de possível compatibilidade.

Um agradecimento especial à Rádio Hertz nas pessoas do João Franco e António Feliciano e à Elsa Gonçalves do Jornal Cidade de Tomar, na divulgação e contributo que disponibilizaram ao evento e à causa da dádiva.

Avança, sê Benévolo, ABraça! Obrigado

Pela Vida Sê Capaz!

A Direção da ADBSHT

Leave a Reply