A Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Hospital de Tomar esteve presente a 10 de junho no XXXV Convívio Nacional e XXIX Internacional de Dadores de Sangue da FAS Portugal, na bonita cidade de Évora, também como alguém lhe chamou a “princesa do Alentejo”.
Este convívio realiza-se anualmente, num sábado próximo do dia Mundial do Dador de Sangue e é organizado por uma associação ou grupo que se candidata para tal.
O convívio é uma jornada importante para o movimento da dádiva, pois permite a troca de experiencias entre os dadores de norte a sul de Portugal e é também uma oportunidade dos corpos sociais da FAS interagirem de uma forma próxima com as associadas, seus familiares e amigos, impulsionando desta forma o movimento da dádiva que se quer dinâmico e constante.
O local de encontro dos dadores foi a famosa Praça do Giraldo, no centro de Évora, onde decorreram as cerimónias oficiais. De entre outras, destacam-se as presenças da Presidente do Conselho Diretivo do IPST,IP, Dra. Maria Antónia Escoval e o Presidente da FIODS, Gian Carlo Massaro. Também presentes as entidades locais, civis e religiosas, bem como a maioria dos elementos dos corpos sociais. A organização esteve a cargo da Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Distrito de Évora, a quem endereçamos os nossos cumprimentos.
Além dos habituais discursos circunstanciais das diversas entidades, nomeadamente da Dra. Antónia Escoval, Gian Franco Massaro e do Presidente da Direção, Paulo Cardoso, foram também agraciados antigos dirigentes, sendo ponto alto da cerimónia a entrega da “Gota de Cristal Comendador Moreira Alves” a alguns dadores por terem completado cem dádivas no caso dos homens e setenta nas senhoras.
Terminada a cerimónia foi altura do habitual desfile pelas ruas da cidade anfitriã em direção à Arena de Évora, um espaço renovado e acolhedor, onde decorreu o almoço e animação, terminando com a troca de recordações.
E assim se mantém vivo este movimento tão importante para a saúde de todos nós.