O dia 5 de outubro, dia da Implantação da República, foi dia de aprender, de informar e de sensibilizar.
Convidados pela Junta de Freguesia da União de Freguesias de Tomar (São João Batista) e Santa Maria dos Olivais, participámos no “Pela Mão do Homem: Eco Evento”, uma atividade da JUNTA EDUCA, onde o ambiente e a sustentabilidade foram as palavras de ordem do dia.
Desde mostras artesanais à recolha de lixo e caminhada, várias foram as opções de escolha e participação.
A nossa associação escolheu a “caminhada”.
E pelas 9 horas, apesar do dia se apresentar um tanto cinzento, apresentámo-nos no ponto de partida do “Eco trilho da Vala” e logo tivemos a companhia do seu mentor, o Prof. Carlos Craveiro, a quem desde logo agradecemos a simpatia e o bom trato além dos ensinamentos geomorfológicos, da fauna e flora daquele pequeno troço do vale do Nabão.
Foram importantes as informações acerca da Fábrica da Fiação, da Vala e da mata e seus limites junto ao Açude de Pedra, além dos hábitos e usufruto do local por parte dos seus antigos proprietários. De realçar alguns pormenores ainda na memória de um ex-trabalhador da fábrica, que, num tom coloquial, foram sendo trocados.
Porque o grupo não era grande, a velocidade pouco exigente e o trajeto também relativamente curto, resolvemos continuar e visitar a “Feira alternativa” e o “Mercado da Estrelinha” a decorrerem no Mouchão, Corredoura e Praça da República.
Foi uma oportunidade de interagir com as pessoas, distribuir informação, esclarecer dúvidas, sensibilizar para a dádiva benévola de sangue.
No encerramento do evento, pelas 15 horas, foi-nos dado o ensejo de apresentar a associação, enunciar os seus objetivos e apelar à dádiva.
Agradecemos à Junta, na Pessoa do seu Presidente Augusto Barros, e um reconhecimento especial à Tânia Martinho, coordenadora do evento, pela oportunidade facultada