Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Hospital de Tomar

Dar sangue celebra-se na alegria da dádiva, da vida, do sangue. Para mim é uma festa, é esperar ansiosamente pelo dia e poder dizer, genuinamente feliz, hoje vou dar sangue!

Joaquim PalricasPresidente da Associação

Como

dar sangue?

Quando

posso dar sangue?

Onde

dar sangue?

Porquê

dar sangue?

Dar a cada um
o que mais precisa

Uma unidade tem 450 ml de sangue porque esse é o volume que se pode colher sem prejudicar o dador. A descoberta do plástico biocompatível veio trazer grandes vantagens para os doentes.Actualmente o sangue é colhido para um sistema de 4 sacos. Apenas um, o saco mãe, recebe a dádiva de sangue. Ao centrifugarmos a unidade de sangue doada conseguimos desagregar, no saco mãe, os componentes sanguíneos e transferi-los para os sacos satélites.

Obtemos assim um saco só com glóbulos vermelhos, um só com plaquetas e um com o plasma.Rentabilizamos, assim, uma dádiva de sangue e tratar o doente com o que ele necessita. Tudo fazemos para que aos doentes cheguem componentes sanguíneos de qualidade, seguros e eficazes. Os dadores são a única fonte destes componentes e a eles estamos profundamente agradecidos.

Notícias

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis.

Sem categoria
30 de Junho, 2022

28º Aniversário|32º Convívio de Dadores

No passado dia 26 de junho de 2022 a Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Hospital de Tomar celebrou o seu 28º Aniversário e…
Sem categoria
16 de Junho, 2022

Dia Mundial do Dador de Sangue

DIA MUNDIAL DO DADOR DE SANGUE 2022 (Comunicado da FAS-Portugal) É uma obrigação para todos nós reconhecermos a grandiosa prestação dos Dadores Benévolos de Sangue…
Sem categoria
12 de Maio, 2022

FAS, Portugal

Leia a Newsletter da nossa federação https://drive.google.com/file/d/14abvRtWo1mlmO3U6-tJ66M4n5CxoJqvX/view?usp=sharing
Sem categoria
5 de Abril, 2022

Ilha Terceira, Açores

26 de março de 2022 Assembleia Geral da FAS-Portugal e 50º Aniversário da ADSIT Decorreu no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo…

Vamos salvar vidas?