20 de fevereiro, é um dos catorze dias de 2021 identificados como um “sábado c/ gota” no Hospital de Tomar.
Devemos começar por dizer que foi um sucesso!
De facto e apesar de todas as dificuldades, a resposta solidária continua a vencer barreiras e a manifestar-se como aquilo que de melhor o género humano encerra em si mesmo.
Pelas nove horas chegaram os primeiros voluntários.
E, com o rigor que o momento de saúde pública exige e por respeito mútuo, cumprindo as regras básicas difundidas pelas autoridades, foi também cumprido o princípio máximo e sempre presente na dádiva e na transfusão de sangue: a segurança!
Foram 42 pessoas que se inscreveram de que resultaram 39 colheitas. Certamente alguém irá beneficiar no auxílio na cura da sua doença ou melhorar o seu bem-estar!
Uma referência especial à Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém – OPCTJ, na pessoa do Nascimento Costa, que numa organização espontânea conseguiu uma representação significativa.
Muito Obrigado a todos os dadores presentes.
Obrigado também a todo o staff do serviço pelo empenho e profissionalismo.
Assim poderemos continuar a responder a todos aqueles que necessitam na nossa zona e eventualmente em qualquer região do nosso país.
De relembrar que em todos os dias úteis, das 9 às 13h, o Serviço de Sangue do nosso hospital está aberto ao público e ainda nos “sábados com gota” 13 e 20/3, 17/4, 15/5, 19/6, 17/7, 21/8, 11/9, 9 e 16/10, 13/11 e 11/12.
E não esquecer… “apenas o teu corpo fabrica sangue”! Se podes dá!