Com a presença de 25 associações de todo o país, e ainda 4 representadas, com inicio pelas 9,00 horas de 19 de novembro, decorreu na Associação Cultural e Recreativa de Abrã uma Assembleia Geral Extraordinária da Federação das Associações de Sangue de Portugal (FAS).

Os trabalhos iniciaram-se com uma sessão de boas-vindas, onde estiveram presentes o Presidente da MAG, Barbosa da Costa, o Vereador da Saúde da CM de Santarém, Diogo Gomes, o Presidente da Junta de Freguesia de Abrã, Luís Inês, e o Presidente da Direção do Grupo de Dadores Benévolos de Sangue da Freguesia de Abrã, Ramiro Jorge.

Além da aprovação por unanimidade da ata da anterior assembleia, na reunião foram debatidos diversos assuntos gerais, donde se destaca e felicita a recentemente criada Associação de Dadores de Sangue de Casével e Vaqueiros, tendo-lhe sido entregue o estandarte da FAS.

Previamente divulgado aos associados, foi aprovado o Plano de Atividades e Orçamento para 2023.

Foi também apresentado o projeto de participação da FAS, em colaboração com o IPST, nas Jornadas Mundiais da Juventude que decorrerão em Portugal em 2023.

Apresentada e distribuída a quem a requisitou, a nova Revista “Homenagem ao Dador de Sangue”, uma publicação da FAS, é um importante repositório de conhecimento e relato das atividades da federação e associados em prol da dádiva benévola de sangue não remunerada.

A revista pode ser consultada no seguinte endereço:

https://drive.google.com/file/d/1uIdXTqMMXACamyOQqylHb_oDsCCjKEXs/view?usp=share_link

Esta sessão terminou com uma comunicação da responsabilidade do Vogal do Conselho Diretivo do IPST, IP, Dr. Victor Marques, que abordou o tema “Programa Estratégico Nacional de fracionamento de plasma”, apresentando um pequeno relatório do desenvolvimento do mesmo desde 2015 até à atualidade.

Seguiu-se o almoço, tendo ainda os participantes a oportunidade de apreciar um momento musical apresentado pela Associação Musical e Tradições do Espinheiro.

Leave a Reply