A Resolução do Conselho de Ministros 40/86, de 19 de Maio designou o dia 27 de Março de cada ano como o Dia Nacional do Dador de Sangue, “destinado à realização de atos comemorativos da atividade desenvolvida pelos dadores benévolos para obtenção do sangue necessário ao tratamento de doentes”.
A razão que presidiu a esta decisão foi a de que “em Portugal os programas de ação, a curto e médio prazo, se baseiam na participação ativa da população na dádiva de sangue regular, não remunerada”… justificando “que seja posta oficialmente em relevo a contribuição que, para o tratamento de doentes, tem vindo a desenvolver-se a partir da atuação, desinteressada e persistente, dos dadores benévolos de sangue”.
“A institucionalização de um Dia Nacional do Dador de Sangue constituirá, assim, a expressão oficial desse reconhecimento e servirá para evidenciar, junto da população em geral, o valor, social e humano, da dádiva benévola de sangue, estimulando a sua prática e tornando mais conhecida a sua indispensabilidade”.
Neste dia 27 de março de 2021 queremos destacaralguns conceitos que esta resolução governamental contém, tais como “dadores benévolos”, “dádiva benévola”, “atuação, desinteressada e persistente”, “valor, social e humano”!
Estamos a viver tempos diferentes, difíceis, a incerteza impera, contudo as necessidades dos doentes mantêm-se. Mas os dadores não falharam em 2020, tendo sido possível aumentar o número de dádivas.
E em 2021 o entusiasmo não esmorece, a consciência benévola e altruísta é forte, os dadores continuam a responder.
Obrigado!
É também este o desígnio da nossa associação, pois é imprescindível que os componentes de sangue não faltem, sendo necessário estimular a dádiva benévola “tornando mais conhecida a sua indispensabilidade”.
Bem-haja aos dadores!
Avança, ABraça, sê Benévolo, Obrigado – dá sangue!
Pela Vida Sê Capaz